segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

POEMAS

Poemas, em geral, que tratam de religião e espiritualidade.


PROFECIAS

São como jarros de barro,
Debaixo de torneiras
A pingarem
Em dias ensolarados:

Por mais que o sol
Venha a evaporarem
As gotas d’água,
Cedo ou tarde,
Os jarros as transbordarão.

Leandro Monteiro




Não li, mas li;
Não vi, mas vi;
Não ouvi, ouvi.
Tudo se foi,
Nada ficou.
Mas, mesmo assim,
Eu creio em ti
Sem duvidar
Da tua fala
Muito bonita
De se escutar.
Pena que eu não
Possa entender
Tudo de ti,
Pouco de ti
(Sim, sou ignorante,)
(Não vou mentir).
Tu que és melhor
Do que eu em pessoa:
Um doutor ante
A mim, um cabra
Que, em si, não sabe
Ler sem alguém
Pra lhe dizer
Que isto é aquilo;
O que acredito
Ser a palavra
De Deus (de ti),
Sem entender...
Porém, contente
De, nelas, crer.

Leandro Monteiro


TRANSFIGURAÇÃO
(OU TRANSCENDÊNCIA)

(Estou fora da Samsara)
Meu corpo caminha no vácuo das coisas...
Anda nem sobre nem sob
Mas pelos cenários que vejo...

Sei o nome das coisas,
Mas não me importo em distingui-las.
Somente convivo com elas
Como qualquer ser que vive.

Meu corpo caminha no vácuo...
E vai em direção ao nirvana...
Meu corpo já não é corpo...
Meu corpo é alma

Leandro Monteiro


MESSIAS

De tanto acreditar
Reparti-me a alegria;
De tanto adquirir-lo
Reparti o regozijo;
De tanto delirar
Eu reparti todo o bom;
Os meus próprios desejos,
Por autonegação,
Para um sonho maior:
Trazer a paz a todos;
Que a esperava viver
Em retribuição
De eu ter dado para vós
A vossa permissão
De ir ao paraíso.

Leandro Monteiro


A IGREJA E O HOMEM

E soa o sino,
Sua garganta...
Diante de um dia febril;

E soa a voz,
E sua a igreja...
Num dia de intenso frio;

Destoa a fala,
E sua o homem...
Pela chuva que lhe atingiu

Em um dia veranil.

Leandro Monteiro


FRUTO PERMITIDO

"E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto era desejável
para fazer uma pessoa feliz".
         1º Livro de Néfi, Cap. 8, Ver. 10.


 Os frutos que comi
 Não foram os do saber humano
 (Que deu o bem e o mal:
 A realidade e a ilusão).

 Os frutos que comi
 Foram os da sensação divina...
 De Deus que, enfim, me trouxe
 A sua beleza e seus sonhos

 (Maiores que o Jardim de Jericó).

Leandro Monteiro


HERANÇA

O Pai é filho crescido.
O Pai cria seu filho
Com todo o seu afeto...

Mas a hora há de vir,
De o pai deixar seu filho
Ser independente

E viver em paz
Com sua consciência
De que o filho é capaz.

E o filho assumir
O posto de seu pai
Pra si, por conseguinte.

Quando mais de Deus viveremos?
Quando mais será Pai nosso
(Que nos oferecerá o Céu?)

Será que seus filhos
Nunca aprenderão
A ser Pai de si,
De todos os homens
Que terão de vir?

Leandro Monteiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário